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Xingu

05/06/2017

Curso de capacitação de trabalhadores em EJA tem início em Altamira

Ofertar 700 vagas em cursos de qualificação profissional para trabalhadores em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região do Xingu. Essa é a meta do projeto de formação continuada que entra na primeira fase de sua sexta etapa nesta segunda-feira (5), em Altamira, com o início das aulas do curso de “Aprimoramento de Práticas Educativas com uso de Instrumentos Didáticos para a Dinâmica Produtiva”. O curso, que termina na sexta-feira (9), é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do financiamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX).

O objetivo geral do projeto é promover o acesso à formação continuada de trabalhadores em EJA no aprimoramento de práticas educativas aliados aos componentes curriculares na dinâmica socioprodutiva. Para chegar à etapa atual, primeiramente, realizou-se a identificação de demanda para a região, depois foram feitas a articulação com parceiros locais e a assinatura de termos de compromisso. A partir desse momento, ocorreram encontros nos dez municípios contemplados pelo projeto a fim de sensibilizar os trabalhadores em EJA e foram selecionados os participantes da primeira e da segunda fase do curso.

A primeira fase contemplará 30 trabalhadores que receberão capacitação presencial, com carga horária total de 40 horas, distribuídas em 8 horas por dia. Os participantes desta fase se tornarão agentes multiplicadores contratados para capacitar outros trabalhadores em educação de jovens e adultos na região do Xingu na segunda fase desta etapa. Dessa forma, os professores estarão aptos a ministrar conteúdos relacionados mais diretamente ao contexto produtivo em que os alunos estão inseridos.

Para a realização do projeto, a Sectet recebe a parceria da Associação dos Municípios da Transamazônica (Amut) quanto à interlocução com os municípios e da Inteceleri Tecnologia para Educação Ltda. como ofertante do curso.

Texto: Fernanda Graim – Ascom/Sectet