Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet certifica alunos dos cursos Pará Profissional e Pronatec no interior
conteúdo principal

Sectet certifica alunos dos cursos Pará Profissional e Pronatec no interior

23/05/2017

Servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) estiveram em Porto Trombetas, no domingo, 21, e na sede do município de Oriximiná, na segunda, 22, para a entrega de 465 certificados de conclusão de cursos realizados no âmbito do Programa Pará Profissional e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo. Tucuruí, Castanhal e São Miguel do Guamá também receberam a visita de servidores da secretaria, entre os dias 16 e 19 de maio, para as cerimônias de certificações.

Na oportunidade, foi realizada, em todos esses municípios, a oficina “Educação Profissional x Cadeias Produtivas: Demandas e Ofertas”, para captar as demandas para oferta de novos cursos. Além disso, os convidados puderam conhecer mais a respeito dos programas que visam a qualificação profissional da população local. Outra equipe da Sectet também realizou a oficina em Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure nos dias 18 e 19.

Os eventos nos municípios são organizados pela Sectet em parceria com as prefeituras, cooperativas e associações de trabalhadores, sindicatos, empresas instaladas na região, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, principalmente, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que atua como um dos ofertantes dos cursos promovidos tanto pelo programa estadual como nacional.

Os Programas

O Pará Profissional foi instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, sob coordenação da Sectet. É um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais ao ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades, a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

O Programa busca atender cidadãos de todas as regiões de integração do Pará, permitindo que, após os cursos, tenham maiores possibilidades de acesso ao emprego ou de criação do próprio negócio. Entre os objetivos específicos estão a promoção de cursos profissionalizantes nas modalidades de ensino técnico subsequente e formação inicial e continuada; o estabelecimento de parcerias que potencializem, em termos técnicos e financeiros, as ações; a interiorização da educação profissional e tecnológica por meio de parcerias colaborativas com os municípios paraenses e demais atores locais e regionais; e o maior alcance de pessoas por meio do estabelecimento de um sistema eficaz de educação à distância.

Já o Pronatec é um programa governamental que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. No viés do setor produtivo, o programa é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e tem como função alinhar a oferta de cursos profissionalizantes à demanda dos setores produtivos em função da sua distribuição.

Em 2015, a Sectet assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Programa no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor e repassando ao ministério. Atualmente, o Pará é o 3º estado que mais recebe vagas do Programa.

Texto: Fernanda Graim - Ascom/Sectet