Busca

Notícias

Início » Notícias » PCT Guamá
conteúdo principal

PCT Guamá

01/11/2017

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebe visita da Assembleia Legislativa

Na tarde desta terça-feira (31), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita de membros da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Articulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a visita integra uma agenda que tem o objetivo de aproximar o parque tecnológico da sociedade e de setores que a representam. A visita contou com a presença do presidente e da 1ª vice-presidente da Alepa, os deputados Márcio Miranda e Cilene Couto, respectivamente, do deputado Hildegardo Nunes, do titular e da adjunta da Sectet, Alex Fiúza de Mello e Maria Amélia Enriquez, e do diretor administrativo financeiro da Fundação Guamá, Márcio Pereira.

Os representantes da Alepa foram recebidos no auditório do prédio Espaço Inovação por Alex Fiúza de Mello que esclareceu o processo da criação do parque tecnológico e a importância do empreendimento para um desenvolvimento pautado na economia do conhecimento. “O nosso objetivo é que os legisladores do Estado possam ver in loco o grande potencial do que é realizado aqui. Este é o único parque tecnológico da Amazônia com investimento do Estado, conta com uma forte parceria da universidade, reunindo em um mesmo lugar empresas e laboratórios de pesquisa, conferindo competitividade mundial para o Pará”, disse o secretário.

Ainda no auditório, Márcio Pereira, diretor administrativo e financeiro da Fundação Guamá, Organização Social que gerencia o parque tecnológico, apresentou o modelo de governança do parque tecnológico e fez um resumo das principais iniciativas instaladas. Após, comitiva seguiu para o Laboratório de Óleos e Vegetais e Derivados para conferir os estudos conduzidos e os principais gargalos encontrados pelos pesquisadores; e para o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), onde foram apresentadas as principais pesquisas desenvolvidas para melhorar a qualidade da produção estadual de açaí e cacau. Os representantes da Alepa conheceram ainda a sede de outros empreendimentos instalados no prédio, como o FAB LAB Belém e as empresas MDI e Inteceleri, que trabalham focadas em educação.

“Fiquei impressionado com a estrutura apresentada, essa é a síntese do que deve ser o futuro do Pará”, relatou o deputado Márcio Miranda, presidente da Alepa.

Texto: Juliane Frazão (Ascom PCT Guamá)