Busca

Notícias

Início » Notícias » Pará Profissional abre inscrições para cursos nas áreas de construção civil e indústria
conteúdo principal

Pará Profissional abre inscrições para cursos nas áreas de construção civil e indústria

27/11/2017

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) abriu inscrições para o preenchimento de 180 vagas, distribuídas em nove cursos, oferecidos por meio do Programa Pará Profissional. As aulas ocorrerão em sete municípios paraenses. Os cursos são em nível de Formação Inicial, presenciais e de caráter teórico-prático, dirigidos a apoiar atividades produtivas voltadas aos setores da indústria automotiva, construção civil pesada, infraestrutura e controle e processos industriais.

As aulas ocorrerão entre 4 de dezembro de 2017 e 6 de fevereiro de 2018 e serão executadas por unidades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Para estarem aptos à matrícula, os participantes devem ter idade mínima de 18 anos completos no momento da inscrição e atender aos níveis de escolaridade e pré-requisitos exigidos no edital.

No município de Barcarena, será oferecido o curso de Eletricista Naval; Em Belém, os cursos de Operador de Guindaste Veicular e Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão; Em Bragança, ocorrerá o curso de Mecânico de Manutenção de Motores Marítimos; Já, no município de Castanhal, será realizado o curso de Mecânico de Automóveis; Em Itaituba, será o de Eletricista Naval; Em Oriximiná, ocorrerá o curso de Operador de Empilhadeira; Por fim, em Ulianópolis, serão ofertados os cursos de Pintor Industrial e Pedreiro Refratário.

Destaca-se que as ofertas de cursos do programa Pará Profissional são realizadas de acordo com as demandas dos atores pertencentes aos setores produtivos de cada região, mediante realização de oficinas, reuniões e solicitações diretas das prefeituras municipais. Por isso, muitos dos cursos nunca foram oferecidos no Estado e se mostram propulsores para a área. O período de inscrições é de 27 de novembro a 3 de dezembro. As pré-inscrições estão disponíveis aqui , ou por meio do envio de correio eletrônico para o endereço prematricula.paraprofissional@sectet.pa.gov.br , juntamente com formulário preenchido e demais documentos exigidos.

Pará Profissional - O Programa, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. Ele é executado de maneira a atender as demandas condizentes com as necessidades das cadeias produtivas de cada município ou região, o que o torna mais eficaz no sentido de geração de emprego e renda para a população.

Os resultados do Programa Pará Profissional, do final de 2016 ao presente momento, apontam para a certificação de 1.247 pessoas, em 67 cursos já concluídos, realizados em 25 municípios de todas as doze regiões de integração do Estado, além de mais 2.250 alunos atualmente matriculados, em fase de conclusão de sua formação, em outros 103 cursos. Some-se a este número uma turma do Curso Técnico em Açúcar e Álcool, no município de Ulianópolis, com um total de 40 alunos em formação.

Serviço: O Edital completo e demais documentos estão disponíveis em aqui.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)