Início » Notícias » Node » Notícias

Emater e Sectet se reúnem para definir sobre cursos para agricultores familiares

10/01/2018

Com o apoio estratégico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), agricultores familiares que trabalham com cadeias produtivas-chave da economia paraense serão qualificados não só em termos de tecnologia agrícola e veterinária, mas também sob a perspectiva de negócios e empreendedorismo, a partir do Pará Profissional, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

Prazo para inscrições no Desafio InovaTur termina dia 20 de janeiro

10/01/2018

Termina, no próximo dia 20 de janeiro, o prazo para realizar as inscrições no Desafio InovaTur 2018. A competição tem o objetivo de buscar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento de projetos direcionados à promoção do estado do Pará enquanto destino turístico. O desafio é fruto de uma parceria entre Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

Tecnologia de Alimentos

19/12/2017

Belém recebe congresso de ciência e tecnologia de alimentos em agosto de 2018

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA) é um evento tradicional da área de Alimentos promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA). Desde a sua criação em 1988, o CBCTA reúne os principais representantes da área que atuam diretamente nos órgãos governamentais e nas indústrias, além de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Alunos de curso do Pará Profissional realizam degustação de pizzas e calzones

19/12/2017

Na ultima sexta-feira (15), no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, os alunos do curso de Pizzaiolo do Programa Pará Profissional apresentaram o Programa Integrador de curso com a degustação de pizzas e calzones para empresários, funcionários do Sindicato de Panificação – SIPCOP, alunos e professores do SENAC, como forma de divulgar diversos sabores de pizzas inventadas e reinventadas pelos alunos concluintes.

Sectet lança nona edição da Revista Ver-a-Ciência

18/12/2017

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) publicou a versão digital da nona edição da Revista Ver-a-Ciência. O periódico semestral é um dos eixos estruturantes da política de incentivo à disseminação e à popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pará. A publicação traz informações a respeito de ações, projetos e eventos realizados entre os meses de julho e dezembro de 2017, além de apresentar um balanço do ano do trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Sectet e outros órgãos.

Governo assina contrato para gestão sustentável da biodiversidade no Pará

18/12/2017

A consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, ancorado pelo conhecimento, pela produção e por novas formas de gestão e governança, é o principal desafio do Pará no intuito de superar a pobreza e a desigualdade.

Governo do Estado firma parceria com o Exército Brasileiro para garantir a inclusão digital no Pará

12/12/2017

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Norte (CMN), agora é mais um parceiro do Governo do Estado para a implantação e expansão de infraestrutura de telecomunicações na região amazônica.

Governo assina protocolo de intenções com instituições de ensino e pesquisa

12/12/2017

Na manhã desta segunda-feira (11), o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, esteve presente em mais uma reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará, realizada na reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sectet prorroga edital que seleciona projetos de tecnologias sociais

11/12/2017

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) prorrogou, até o dia 30 de dezembro, o edital de chamamento público 006/2017, para seleção de propostas de organizações da sociedade civil e/ou instituições de ensino, pesquisa e extensão com atuação no Estado interessadas em celebrar termo de repasse de recurso com o Governo do Pará com objetivo de executar projetos de Tecnologias Sociais voltados à melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis.

Concluintes de cursos do Pará Profissional recebem certificação em Belém

06/12/2017

“Eu ajudava a minha avó, que cultiva e vende plantas por um valor simbólico, então resolvi fazer o curso para conhecer mais sobre a parte técnica. Agora eu vou produzir plantas melhores, em uma escala maior, e pretendo trabalhar com paisagismo”. O depoimento e os planos são do técnico em Administração Gleysson Rodrigues, que como muitos precisou enfrentar o desemprego em tempos de crise. Após a conclusão do curso de “Produção de flores de corte, flores de vaso e plantas ornamentais”, ele já planeja se juntar a alguns colegas de sala e montar o próprio negócio.