Busca

Notícias

Início » Notícias » Comitê Gestor
conteúdo principal

Comitê Gestor

05/12/2017

Comitê gestor de políticas de CT&I realiza reunião para avaliar as ações de 2017

Na manhã desta terça-feira (5), integrantes do Comitê Gestor de Políticas Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniram na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para realizar a apresentação do balanço das ações de 2017 de cada um dos órgãos envolvidos.

Na oportunidade, estiveram presentes o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello; além do presidente e do diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Eduardo Costa e Helder Mello; da diretora de projetos especiais da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Leila Daher e do diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém.

Na ocasião, Abelém começou destacando as conquistas do Parque, durante o ano, incluindo as diversas visitas acompanhadas de instituições bancárias, jurídicas, legislativas, entre outras que se mostraram surpresas com o trabalho desenvolvido no complexo. O diretor presidente ainda ressaltou a inauguração do Laboratório da Qualidade do Leite e as ações de apoio a acreditação e certificação dos laboratórios.

Dando continuidade, Leila Daher apresentou os resultados dos principais projetos da Prodepa, como a implantação da infovia relacionada ao Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X) e infovia Castanhal-Santa Maria-Paragominas. Ela destacou que, entre 2015 e 2017, a Prodepa já instalou mais de 1.157 km de infovias em fibra ótica, cumprindo a meta de 375 km por ano. Já o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, destacou o histórico do órgão e as conquistas alcançadas após a reestruturação feita em 2015. Ele ainda ressaltou a ampla produção de boletins econômicos e conjunturais, além da publicação dos editais do InterPará.

Por fim, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, comemorou as ações da área de ciência, tecnologia e inovação no Estado e apresentou um gráfico do “Sistema Paraense de Inovação”, no qual incluiu toda a infraestrutura, legislação, estratégias de gestão, governança e financiamento voltados à área, em que podem ser observados a publicação de leis, execução dos Programas coordenados pela Secretaria, apoio aos Sistemas Regionais de Inovação, entre outros que convergem para a base de uma política de Estado voltada a uma tríplice revolução, pelo conhecimento, pela produção e por uma nova forma de gestão.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)